"Pane Caserrecio Maizena" - "Pão Maizena"


O Pão Italiano é um pão de Casca grossa e dura, com miolo firme com um gostinho levemente azedo de fermento de pão. As receitas dele sempre são 60 g de fermento fresco para 1 kg de farinha de trigo ou o fermento para pão natural (de receita mãe). Fermento natural de receita mãe é aquele que pode durar até 20 anos, desde que você prepare 1 receita de pão no mínimo a cada 2 dias.



Pane Caserrecio Maizena:
- 30 g fermento fresco para pão
- 1 xícara (chá - 250 ml) água morninha
- 5 g - de sal (1 colher de chá cheia)
- 30 ml - óleo de milho (3 colheres de sopa)
- 120 g - Maizena (amido de milho - 1 xícara de chá de 250 ml ou 13 colheres de sopa cheias)
- 450 g - farinha de trigo (ou 3 xícara de chá - a minha massa pediu certinho só 2 e 1/2 xícaras) - cuidado, marcas famosas diminuiram a qualidade da farinha de trigo no Brasil, faça exclusivamente com farinha de trigo com no mínimo 7% de proteína, leia no ato de comprar a tabela da embalagem
Para fazer a Casca Dura:
- gema pura pincelada
- polvilhar farinha de trigo
- opcional - polvilhar alecrim (da próxima vez eu polvilho orégano)
Pilotando a Cozinha: A massa é preparada na mão mesmo. Como eu hoje estava a todo vapor com massa de bolo na planetaria, eu preparei este pão nela, foi vapt-vupt. A receita não pede açúcar, por isso começe dissolvendo o fermento na água morninha. Nela dissolva o sal e o óleo. Não vai nada de ovo, receita simples. A minha massa pediu só 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo.
Ela pede 2 crescimentos. Para o 1.o crescimento, coloquei numa tigela e fecheu com um saco amarrado, levou uns 45 minutos para crescer (o dia estava frio). Então deitei a massa crescida na fôrma torteira, que nisso muchou toda (que untei com margarina e farinha de trigo por minha conta própria). Vedei no saco, como o dia estava frio, levou 1 hora para crescer de novo. Crecida inflada de ar, pincelei com gema e alecrim (da próxima vez eu polvilho orégano). Assou com 20 minutos só de forno. Estava inflado de ar, foi vapt-vupt dentro do forno, 20 minutos são suficientes para o Miolo assar e para criar Cascão gostoso de comer.

Bolonhesa de Acém moído é mais gostoso de comer, expressão firmada pela minha mãe desde que começei aprender a cozinhar. Acabei descobrindo no Receita Minuto do Chef Daniel Bork na Band, que outros Chefs de cozinham tem a mesma opinião de Dona Selma.
No programa Receita Minuto, 2 Chefs (um árabe e outro italiano) confirmaram que nos restaurantes deles, só preparam carne moída de Acém moído, porque é mais saboroso que o Patinho (mesmo que venha com um pedaçinhos de branquinho no meio do vermelho da carne).
O Chef Samir Sauek do Restaurante Folha de Uva de São Paulo (nos Jardins), lá no Receita Minuto, falou que Kafta gostosa é com Acém moído.
O Chef Alex Atala no GNT no programa Mesa pra Dois, ensinou uma regra que eu peguei para mim. Rosbife fatiado faça de Lagarto. Já a Carne Louca (desfiada) faça só de Músculo ou Acém desfiado, de preferência Músculo. Chef Alex Atala disse que não tem sentido fazer Carne Louca de Lagarto desfiado. Lagarto é uma carne menos saborosa que o Músculo ou Acém, além de ser bem mais cara. Desde então Carne Louca (desfiada) aqui em casa é só de Acém ou Músculo.
Você Sabia, isso me surpreendeu muito... No programa Domingo Espetacular da Tv Record, o apresentado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, neste ano, explicou que a última pesquisa médica internacional publicada, fez a Organização Mundial da Saúde recomendar a seguinte prioridade de comer protéina:
1.o lugar - Peixe (principalmente sardinha e salmão)
2.o lugar - Lombo de porco (só o lombo, o pedaço nobre, para quem não sabe é completamente magra).
3.o lugar - Acém de carne de boi (cozida, desfiada ou moida)
4.o lugar - Frango
5.o lugar - Outras carnes vermelhas.
Isso mesmo o Acém de boi é considerado mais magro que qualquer almoço com Frango. Incrível! Confesso que para mim foi a informação do ano.
Obrigada pela visita.
Volte sempre.
Priscila Beneducci
Comentários