"Biscoitos Fofos Espirais de Queijo" - de Sete Lagoas
Mineirando com Priscila...
.jpg)
Vivo bisbilhotando os cadernos de receitas das vizinhas, esta receita está lá, foi copiada por todas, aparece batizada com 2 nomes:
.jpg)
- Argolinhas Mineiras (é o nome original e antigo deste biscoitinho).
- Biscoito de Queijo de Geladeira (é o nome popular dele, que conheci quando morei em Sete Lagoas, porque a massa crua pode ficar na geladeira por 5 dias se quiser).
- Espirrais de Queijo de Sete Lagoas (deveria ser o nome correto dele).
.jpg)
- Argolinha ou Palito - Se assar como palitinho torçido ou argolinhas (rosquinha com furo), comendo ele é mais para biscoito mesmo, todo crocante.
- Espirral (meu modelo preferido) - Se assar como um espirral do jeito que eu conheci, é mais gostoso de comer. Por fora é biscoito crocante e por dentro lembra um pãozinho de minuto de queijo (daqueles muito bom de comer). Na minha opinião o modelo mais gostoso para acompanhar um cafézinho preto fresco quentinho.
.jpg)
Biscoitinho de Queijo de Geladeira
Biscoitos Fofos Espirrais de Queijo Mineiro de Sete Lagoas
- 200 g queijo Canastra ralado (pode ser o Queijo Minas Padrão ralado ou Queijo Meia Cura)
- 2 xícaras (chá) farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) Maizena (amido de milho)
- 1 colher (sobremesa rasa) de sal - se for usar o Queijo Canastra ou Minas Padrão (se for usar o Queijo Meia Cura, coloque 1 colherzinha de chá no máximo)
- 1 colher (sopa cheia) fermento em pó para bolo
- 1 caixinha de 200 g de creme de leite UHT
- 100 g de manteiga sem sal (molinha em temperatura ambiente)
- leite ou água - eu precisei colocar umas 2 colheradas de sopa para dar ponto na massa
.jpg)
- 1 receita inteira total 26 espirral (modelados com 1 colher de sopa de massa crua, rolando no granito um cordão de 30 cm de comprimento)
- 1 fornada minha - é um disco de pizza de aluminio grande com 13 espirrais - parece pouco mais é um biscoitinho quente que sustenta e alimenta bem, o suficiente para servir 4 adultos na mesa de café da tarde tranquilamente.
Pilotando a Cozinha com Priscila:
Acrescente os líquidos (manteiga que pode ser molinha, molinha em temperatura ambiente ou derretida + creme de leite UHT de caixinha longa vida).
Dona Tereza falou para amassar na mão até ficar homogenea. O ponto que você precisa achar é de uma massa branca, lisa e macia. Se estiver muito seca, vá acrescentando 1 colher (sopa) de leite ou água. Cubra com pano e deixe descansar por no mínimo 30 minutos, o ideal é 1 hora.
Caso não vá assar daqui 1 hora. Embrulhe a bola de massa em filme plástico e leve para gelar. Agora você pode até esquecer por uns 4 a 5 dias dentro da geladeira se quiser..jpg)
.jpg)
Para modelar gostoso essa massa, precisa ser em temperatura ambiente. Mas ela geladissima deixada em cima do granito por 15 a 20 minutos, fica numa textura também muito boa de trabalhar com rolo e cortadores de biscoitos. Já aviso, essa massa geladíssima é dura demais. Quando você for modelar a surpresa. A massa fica igualzinha a massa crua de pão de queijo de polvilho, até o cheiro é igual.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Fonte - Merecidos Créditos: Trata-se de uma receita de família da minha ex-vizinha Dona Tereza de Sete Lagoas. Ela o tempo todo chamou esta receita de Biscoitinho de Queijo de Geladeira. Já quando li no caderno de receitas dela estava registrado como "Argolinhas Mineiras". Ela explicou que a vó dela (já falecida claro) assava em tabuleiros no forno a lenha da roça no formato de rosquinha (argolinha). Como assar no formato rosquinha gasta mais gás de cozinha, ocupa mais espaços nos tabuleiros e gera mais fornadas, ela tem assado ele no formato espirral, que acaba ocupando 1 única fornada de tabuleiro n.o 5 (forno de 6 bocas). Mas ela já assou como palitinhos torcidos, de tudo quanto é jeito. O caderno de receitas era um capricho só. Era um caderno novinho, recentemente reescrito a mão, com letra perfeita de professora da neta dela. Diz Dona Tereza, minha mãe copiou do caderno da minha vó, eu copiei do caderno da minha mãe, a Ana Carolina (a neta) copiou 1 caderno para ela e reescreveu um novinho para mim.
Morando em Minas acabei aprendendo servir na Mesa de Café (o Brunch) muitas receitinhas deliciosas (assadas e fritas).
Vou recomeçar a faze-las novamente, fotografar para apresentar para vocês. É uma receita melhor que a outra.
Morando em Minas acabei aprendendo servir na Mesa de Café (o Brunch) muitas receitinhas deliciosas (assadas e fritas).
Vou recomeçar a faze-las novamente, fotografar para apresentar para vocês. É uma receita melhor que a outra.
Comentários
Ótimas receitas transcritas com muito detalhe e ainda tem as fotos para nos auxiliar melhor.
MUITO OBRIGADA!!!!!