"Cheesecake No Bake de Limao com Ricota e Morangos" - "Torta Gelada da Nestlé" - receita n.o 1 (deste blog)
"Sobremesa com Morangos"
Ficou numa textura deliciosa, que rendeu muitos elogios espontâneos de todos que experimentaram aqui em casa. O Alexandre quando gosta fala: Coisa fina, coisa fina!
Diferencia totalmente das outras Cheesecakes que já preparei. A receita manda peneirar a Ricota e não liquidificar, o que dá uma textura flocadinha na recheio. Lembra um mousse de sisquinhos, como se tivesse misturado Parmesão ralado, que na verdade são de Ricota. Com 1 limão só, mesmo com as raspas o saborzinh dele some desaparece, ficando muito bom de comer. Da 2.a vez usei 2 limões, ficou perfeito. Deixe a mousse azedinha, puxadinha no limão é mais gostosa de comer.
" Torta Gelada "
"Cheesecake No Bake de Limão com Ricota e Morangos"
Tipo Cheesecake No Bake
Tipo Cheesecake No Bake
Massa da Torta de Biscoito:
- 1 pacote de Biscoitos de Leite São Luiz Nestlé
- 100 g de manteiga sem sal
Cheesecake Leite Moça de Limão
(a receita original chama de Creme de Ricota, na verdade é uma Mousse de Ricota se for preparada com o suco de 1 limão só, se for preparada com 2 limões é Mousse de Limão de Ricota):
(a receita original chama de Creme de Ricota, na verdade é uma Mousse de Ricota se for preparada com o suco de 1 limão só, se for preparada com 2 limões é Mousse de Limão de Ricota):
- 500 g de Ricota fresca ( eu usei 400 g só - não é para liquidificadar desta vez, é apenas para ser usada peneirada em peneira fina).
- 1 lata de Leite Moça
- 1 lata de Creme de Leite com o soro - 395 g (ou 2 caixinhas 200 g tipo UHT)
- 1 sachê -12 g - gelatina em pó incolor e sem sabor
- 1/4 xícara (chá) água filtrada (para hidratar e dissolver a gelatina)
- raspas da casca de 1 limão inteiro
- suco de 2 limão inteiro (a receita original pede 1 limão só, que ele desparece, para sentir o limão, tem colocar no mínimo 2 deles - aqueça no microondas depois de raspado por 30 segundos em potência alta, que vai soltar muito suco)
- 3 claras batidas em neve (com 1 pitadinha de cremor de tártaro para sustentar o volume conquistado)
Cobertura:
- Leite Moça - Geléia comprada de Jabuticada ou Frutas Vermelhas
- Priscila - Geléia caseira de Morangos
Geléia Caseira de Morangos da Priscila
(textura grossinha, proporção que usei nesta torta):
(textura grossinha, proporção que usei nesta torta):
- 2 caixas de 300 g de morangos (separei só alguns para decorar a torta, o resto virou geléia)
- 1 e 1/2 copo (requeijão) açúcar
- suco extraído de 1 limão inteiro
.jpg)
- Rende uma torta enorme, sobremesa tamanho família. Não é uma Torta Cheesecake comum (das baixinhas) é praticamente um Empadão de Cheesecake de tão grande que ficou desenformada.
- Já testei usando a fôrma de aro removivel de 24 cm de diâmetro com 6 cm de altura cheio até a boca de Cheesecake de Limão. Se as claras estiverem super fofas, se bobiar fica sem espaço na fôrma para carregar em geléia.
- A foto acima é de uma fôrma de aro removivel de 20 cm de diâmetro. Sobrou 1 e 1/2 copo de requeijão de Cheesecake de Limão (mousse) liquida, porque encheu a minha fôrma até a borda. A sobrinha virou 2 taçinhas generosas na geladeira.
- Servir uma fatia fina no prato desta torta, ainda é porção generosa, porque é bem alta.
.jpg)
Massa de Biscoito – Liquidifique ou processe até virar farinha. Manualmente incorpore a margarina. Aplique no fundo da torteira de aro removível, nivelando e apertando bem, numa única camada. Não é preciso fazer lateral nesta torta. Leve para assar por 10 a 12 minutos no forno já preaquecido. Retire do forno quando começar a cheirar biscoito assado. Retire logo que queima muito fácil.
Geléia de Morangos Caseira da Priscila – Pique os morangos já lavados e sem folha. Coloque num fervedor teflonado para leite (ou uma caçarola bem alta, que geléia sobe muito de volume no fogo). Misture só o açúcar nos morangos picados. Leve ao fogo, quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhando até reduzir pela metade. Retire do fogo, espreme a geléia os pedaços de morangos com o garfo dentro da leiteira mesmo, para desmanchar o que o fogo não desmanchou. Fica um geléia com pedacinhos e pedações. Depois que saiu do fogo coloque o suco de limão, misture.
Finalização – Antes de desenformar a torta, aplique a geléia e leve para endurecer na geladeira mesmo. Só então retire o aro. Sirva simples ou decore com a fruta da geléia utilizada.

Pudins de queijo (faço diversas receitas diferentes) nascem direto na nossa geladeira. O Tiramissu é pavê que mais rende elogios aqui em casa. Até criei um Danette Romeu e Julieta, que tem puro gosto de Cheesecake. O legal dos Cheesecakes, principalmente os de forno, que comendo você diz é igualzinho o Pudim de Leite Moça de Queijo sem Caramelo, desenformado de torteira e não de fôrma de pudim, sem caramelo, finalizado com Geléia ou Calda de Chocolate.
Cheesecake vale todos os queijos = Quando o Chef Álvaro Rodrigues ao ensinar o Cheesecake Tropical dele no Mais Você (a 1.a receita do programa, que inaugurou o Mais Você) explicou:
- Cheesecake é toda sobremesa preparada com queijo.
- Cheesecake que pode ser de preparo no forno (a textura + fina, comendo é pudim de queijo, vale as 2 texturasa maçudo, ou cremoso delicado, cozido direto ou cozido em banho-maria) ou de gelatina na geladeira.
- Cheesecake não é exclusivo com Cream Cheese, ele é preparado com tudo quanto é queijo neutro, do firme ao cremoso: Mascarpone, Cream Cheese, Ricota, Requeijão e Squacquerone (um queijo cremoso popular usado só em receitas na Europa, mais em conta que o Mascarpone, muito utilizado principalmente Inglaterra e Itália).
Comentários